Pastoral Familiar

1/20

PASTORAL FAMILIAR NA PARÓQUIA SÃO PIO X

 

A paz de Cristo e o amor de Maria a todos!

 

Neste novo espaço que nos é dado colocaremos em breves palavras o que é de fato a Pastoral familiar como braço missionário e evangelizador da Igreja e especificamente qual sua função na nossa realidade paroquial.

Existe hoje uma preocupação ainda maior do Magistério da Igreja pelas famílias. Na prática esta preocupação tem se transformado no fortalecimento da Pastoral Familiar como meio da Igreja responder às necessidades de cada realidade familiar nas diversas regiões do nosso imenso país.

Toda a estrutura que temos hoje vem da preocupação desde São João Paulo II na “familiaris consortio” que se tornou base para a organização da Pastoral Familiar no Brasil. Muitos documentos e subsídios foram criados nestes mais de 30 anos e nos últimos anos os papas Bento XVI e Francisco nos pedem um engajamento mais profundo no uso prático deste material para atender as famílias em todas as etapas e situações durante a vida.

“Uma Igreja de saída”, nos exorta o Papa Francisco. E com esta força e alegria transmitida pelo nosso pastor e pelo seu representante paroquial, a Pastoral Familiar da São Pio X está em um momento de reestruturação para atender a todos estes apelos da Igreja e as necessidades das famílias de nossa paróquia.

Será um processo que se desenvolverá durante todo este ano para que uma base sólida, estruturada, atuante e dinâmica possa dar conta das demandas do nosso povo.

Para atender as diversas realidades e etapas por quais passam as famílias a Pastoral Familiar se subdivide em 3 setores:

  • Pré matrimonial: cuida da pessoa desde a concepção até a escolha do sacramento de serviço (seja a ordem ou o matrimônio) ou pela vida religiosa ou consagrada;

  • Pós matrimonial: acompanha a vida do casal no seu serviço, suas dificuldades, na educação religiosa dos filhos, a assistência aos idosos e viúvos;

  • Casos especiais: famílias com pai ou mãe solteiros, famílias em situação de miséria extrema, casais que “vivem juntos” e que possam regularizar sua situação e chegar ao matrimônio e casais em segunda união.

O trabalho é muito abrangente e para atingir seu objetivo de promover, fortalecer e evangelizar as famílias precisamos de pessoas que amem sua família e queiram ver as demais bem também.

Portanto convidamos àqueles que sentirem o chamado de Cristo para trabalhar pelas famílias a se juntarem a nós.

SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ, A NOSSA FAMÍLIA VOSSA É

 

Thiago e Carol, Alexandre e Carla.

Coordenadores e vice da Pastoral Familiar

Coordenação da Pastoral Familiar

< Alexandre Francisco

Thiago Lachowicz > 

 

LOCALIZAÇÃO

(11) 4616-1916

 

Estrada do Morro Grande; 138 Cotia, SP - CEP 06700 - 650

secretaria@paroquiasaopiox.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon

© 2017 por Paroquia São Pio X.