top of page
21.jpg

Comunidade São Pio X

Nasceu do desejo de um grupo de moradores e funcionários de uma fábrica existente no bairro de terem um lugar onde pudessem se reunir para rezar, conversar, discutir a realidade que enfrentavam. Seu Abílio foi quem tomou a frente e procurou o então pároco para pedir orientações a respeito de tal desejo. Recebido o apoio,procurou o senhor Paulo Nascimento, dono de um terreno próximo á fabrica, e obteve a doação do mesmo.

A princípio foi construído um pequeno salão em 1963, a construção contou com a ajuda de alguns colaboradores, e a fábrica Cotonifício Demétrio Calfat, além da mão de obra fornecida pela prefeitura. 

 

A comunidade recebeu como padroeiro São Pio X, cuja festividade ocorre no dia 21 de agosto. No princípio a comunidade desenvolvia as seguintes atividades: missas e celebrações, catequese e grupo de jovens, e a realização de festas juninas, que se tornou tradicional até hoje.

 

As primeiras celebrações foram feitas pelos padres Henda e Henrique (ambos estrangeiros). Anos mais tarde com o crescimento da comunidade, outras pastorais foram surgindo: batismo, dízimo, vicentinos, eventos e, houve a necessidade de se construir novas salas, como também a construção da Igreja, que passou por várias ampliações e hoje a necessidade de se construir uma nova Igreja, pois a paróquia conta com vinte e três pastorais que atuam em várias etapas de evangelização.  Atualmente o espaço da comunidade foi ampliado, a saber: cinco salas de catequese, uma secretaria, dois banheiros, uma cozinha industrial, um salão para formações contendo uma biblioteca e áudio e vídeo, uma cozinha auxiliar, um espaço externo para festa além do estacionamento.

bottom of page